UNESCO/Património Mundial: Classificação foi primeiro passo para fazer da cidade destino de excelência
Guimarães, 22 nov (Lusa) - A 13 de dezembro de 2001 o Centro Histórico de Guimarães foi consagrado Património Mundial, o primeiro passo para transformar a cidade num destino turístico de "excelência" e um importante contributo para a eleição de Capital Europeia da Cultura 2012.
O caminho para a classificação de Património Mundial começou a ser traçado 17 anos antes da classificação, por iniciativa de Salgado Zenha, à data ministro das Finanças.
Os primeiros contactos entre a Câmara Municipal de Guimarães e a UNESCO foram em 1984, mas só em 1994 foi formalizada a candidatura, então apoiada pelo Governo.
Expresso (2011, Novembro 22). UNESCO/Património Mundial: Classificação foi primeiro passo para fazer da cidade destino de excelência. Extraído em 13 de Dezembro de 2011 do sítio web do jornal Expresso: http://aeiou.expresso.pt/unescopatrimonio-mundial-classificacao-foi-primeiro-passo-para-fazer-da-cidade-destino-de-excelencia=f689477
Refira-se que foi hoje inaugurada a iniciativa Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, com apresentaçao de parte da programação a desenvolver a partir de Janeira, no ano em que o Centro Histórico desta cidade minhota comemora 10 anos desde a classificação como Património Mundial, efeméride que naturalmente não passou ao lado organização da Capital Europeia da Cultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário