Foi hoje formalmente apresentada a Associação Ruas, instituição que terá a cargo a conclusão do Dossier de Candidatura da Universidade de Coimbra, Alta e Rua da Sofia, na baixa desta cidade a Património Cultural da Humanidade.
A candidatura preliminar será entregue no Centro do Património Mundial, em Paris, até dia 1 de Fevereiro, seguindo-se os trâmites habituais, com a visita de técnicos do ICOM e do ICOMOS, sendo que todo o processo que poderá levar à eleição como novo bem classificado estará terminado possivelmente no fim de 2013, com a decisão favorável ou não do Comité para o Património Mundial da UNESCO.
O Reitor da Universidade de Coimbra está optimista e referindo a extrema importância que a classificação como Património Mundial se mune para esta secular instituição, afirmou, em declarações à TSF: "As grandes e mais prestigiadas universidade medem-se pela capacidade de atraír os melhores professores, os melhores alunos, os melhores recursos. Penso que a classificação como Património da Humanidade é o galardão que falta para prestigiar ainda mais a Universidade de Coimbra".
1 comentário:
A Foto Gaspar sauda a nossa Universidade por tal desempenho,embora triste pelo comportamento das pessoas envolvidas no concurso de montras ligado ao mesmo,gostaria que o juri dessa Instituição me defenisse a votação para esse concurso,o porquê das mensoes honrosas a 5 estabelecimentos e falta de empenho para os outros.
A Foto Gaspar participou com uma exposição dos anos 50 que nem direito a mensão honrosa teve o que quer dizer que passaram ao lado da cultura mais fiel desse concurso porquê? Será que a mesma não representou nada para os Senhores da "cultura" não pedi nada emprestado foi feita com o meu expolio que é considerado de grande valor por quem entende.
Onde está a cultura de Coimbra?
Gostaria que V.Exª me desse uma explicação quanto à Vossa participação neste evento,a montra continua a ser admirada e os comentários dos visitantes entusiasmam e motivam para fazer outras mas sem colaborar com Instituições da Cidade.Não sou Associado da APBC, mas fui convidado para participar e empenhei-me para fazer uma exposição que fica cara, podia fazer como alguns que até ganharam com coisas emprestadas não utilizando os seus bens.
Aguardando os esclarecimentos pedidos me subscrevo. Vilela.
Enviar um comentário