sábado, 26 de novembro de 2011

Comunicação Social Portuguesa dedica audiência nunca antes vista em torno de uma candidatura a Património Mundial


Reunião em Bali, na Indonésia
UNESCO decide este fim-de-semana se fado é património mundial

Este fim-de-semana o fado deverá ser considerado património cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que tem o comité intergovernamental reunido em Bali, na Indonésia, até dia 29, para apreciar 49 bens que querem entrar para a lista das tradições, conhecimentos, práticas e representações que fazem a matriz cultural de um país e que, juntas, formam uma espécie de tesouro intangível do mundo.

E o Museu do Fado, em Lisboa, vai estar aberto toda a noite (das 10h de hoje às 18h de amanhã), com exposições e concertos de entrada livre, para festejar.

São 24 os países que decidirão se o fado, que a candidatura formalizada em Junho de 2010 pela Câmara Municipal de Lisboa apresenta como "símbolo da identidade nacional" e "a mais popular das canções urbanas" portuguesas, passa a ser, ainda mais do que já era, de todos".

Canelas, Lucinda e Lopes, Mário (2011, Novembro 26). UNESCO decide este fim-de-semana se fado é património mundial. Extraído em 26 de Novembro de 2011 da versão IPhone do jornal O Público.

Sem comentários: