terça-feira, 15 de novembro de 2011

O INTERESSE DOS MEDIA PELO PATRIMÓNIO MUNDIAL

Elevador do Bom Jesus a

Património Mundial

Braga pode orgulhar-se de ter o único elevador do Mundo movido a água. Daí que o elevador - como a própria estância do Bom Jesus - reclama vir a ser património mundial. Uma ideia que, por enquanto, não passa de uma intenção da Confraria do Bom Jesus que pondera, a médio prazo, apresentar uma candidatura à UNESCO, atendendo à noção da importância e riqueza patrimonial daquele ex-líbris bracarense.

O padre Cândido Pedrosa defende a classificação mundial daquela estância turístico-religiosa, um processo que avançará para a UNESCO, logo após a concretização - em curso - do projecto de requalificação urbanística do Bom Jesus. "Há muita coisa a fazer antes de iniciar este processo, porque temos a consciência que seria também uma grande responsabilidade para a confraria", disse.

O elevador é uma das ofertas turísticas mais procuradas no Bom Jesus, que, no último ano, foi objecto de reparação. Apesar de velhinho (inaugurado em 25 de Março de 1882), o ascensor mantém a sua traça original, sendo constituído por duas carruagens - uma que sobe, outra que desce, num percurso inclinado de aproximadamente 300 metros -, a relembrar as velhas carcaças ferroviárias. O seu segredo está na engenharia hidráulica (movido a água).

Jornal de Notícias (2011). Elevador do Bom Jesus a Património Mundial. Extraído em 5 de Agosto de 2011 do sítio do Jornal de Notícias: http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=540506

Sem comentários: