terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exemplo de Parceria entre Instituições Nacionais e Supra-Nacionais para Preservação e Divulgação do Património Mundial

20111115020131-u7gpatrimonio-mundialchq.jpg

Turismo de Portugal e UNESCO cooperam na gestão do turismo no Património Mundial

Em junho de 2011, o Turismo de Portugal e a UNESCO (através do Centro do Património Mundial) assinaram um contrato com vista ao desenvolvimento de um projeto de cooperação que tem como objetivo a gestão do turismo em sítios do Património Mundial de origem portuguesa.

O Património Mundial português, e de origem ou influência cultural portuguesa, constitui um dos maiores itinerários temáticos classificados pela UNESCO: distribuído por quatro continentes, compreende 13 sítios classificados em Portugal e outros 25 sítios, distribuídos por 18 países, que atestam a diáspora de Portugal no mundo.

O Património Mundial, natural e cultural, enquanto destino turístico é frequentemente confrontado com um turismo descontrolado e com infraestruturas inadequadas. Assim, e para que esta situação não se perpetue, o principal objetivo deste projeto é o planeamento e a gestão do turismo de forma sustentável, conjugando a preservação do património com os potenciais benefícios económicos a longo prazo.

Este projeto, que decorre até setembro de 2012, envolve os representantes/gestores dos sítios classificados em todo o mundo, incluindo Portugal, Brasil, Índia e Moçambique, que participarão em workshops e na conferência final prevista para setembro de 2012. Os workshops serão complementados com experiências concretas e com casos de estudo dos sítios Património Mundial.

Sem comentários: