Alhambra dá a conhecer áreas até aqui
fechadas ao público
O conhecido monumento espanhol Alhambra, em Granada, vai permitir que os turistas conheçam áreas, até aqui inacessíveis, e que os acessos sejam melhorados, de forma a preservar o espaço, que todos os anos é visitado por milhões de pessoas.
O Alhambra, que marca o apogeu da arquitectura árabe, sendo uma das residências palacianas mais bem conservadas do mundo muçulmano, é património mundial da Unesco desde 1984 e um dos monumentos mais procurados em Espanha. Todos os dias, centenas de turistas procuram visitar o palácio e os seus jardins. Para fazer face à grande procura, o Patronato de Alhambra, anunciou, segundo o “The Art Newspaper”, algumas mudanças no funcionamento do espaço. Vão ser criados novos itinerários turísticos dentro do complexo, que vão não só diminuir a circulação das pessoas entre os espaços do monumento, que andarão mais organizados, como garantirão o acesso a áreas até agora fechadas ao público.
Os visitantes serão ainda acompanhados por um aparelho electrónico que será uma espécie de guia turístico do monumento, fornecendo informações sobre o edifício e dando acesso virtual, através de imagens e vídeos, a áreas que têm que continuar fechadas, devido às preocupações com a conservação.
Este projecto só é possível porque a American Express e o Fundo de Monumentos Mundial (World Monuments Fund) se juntaram ao Patronato de Alhambra, criando um programa de apoio à incitativa. A American Express ofereceu 200 mil dólares (cerca de 139 mil euros), enquanto o Fundo de Monumentos Mundial contribuiu com 300 mil dólares (208 mil euros), que terão como destino o restauro do Oratório del Partal, uma capela no Alhambra do século XIV, e que tem estado fechada ao público.
“Muitos dos maiores monumentos turísticos do mundo lutam contra a pressão turística, há muita gente a querer visitá-los”, disse Bonnie Burnham, presidente do Fundo, num comunicado. “Uma das estratégias para oferecer uma experiência de qualidade ao visitante e preservar o monumento é desenvolver destinos alternativos, coisas que as pessoas podem visitar e que complementam a sua experiencia.”
O Alhambra esteve no centro das atenções da imprensa espanhola durante o dia de ontem, depois de ter surgido uma notícia no “El Mundo”, citando a publicação online “Nador City”, em que o governo marroquino exigia metade do valor de todas as entradas no monumento espanhol. Informação já desmentida pelo ministro da Cultura marroquino, Bensalem Himmich.
Carvalho, Cláudia (2011, Agosto, 11). O Público. Alhambra dá a Conhecer Áreas até aqui Fechadas ao Público. Estraído a 11 de Agosto de 2011 do sítio do jornal O Público: http://www.publico.pt/Cultura/alhambra-da-a-conhecer-areas-ate-aqui-fechadas-ao-publico_1507211
Sem comentários:
Enviar um comentário